Saudando a estrela central do Sistema Solar
o Sol!!!
A Saudação ao Sol é um exercício de movimento e respiração que funciona como uma preparação para o resto da prática de Asanas, sem ser exatamente um aquecimento. Consiste em um grupo de movimentos que se fazem associados à respiração sussurrante, Ujjayi Pranayama. Ao mesmo tempo, deve-se manter a contração da parte inferior do abdômen, em uma variação sutil do Uddiyana Bandha.
O objetivo da saudação ao Sol é sincronizar o movimento com a respiração para aguçar a mente. Isso produzirá um aquietamento das emoções e dos pensamentos. Ao mesmo tempo, fortalece o corpo, aumenta a saúde geral, estimula as glândulas adrenais e amplia a capacidade respiratória.
1
1) Primeiramente fique em pé, com os pés paralelos, dedos dos pés bem abertos criando uma base firme. Contraia as pernas, suba as rótulas dos joelhos, contraia musculatura anterior e posterior das coxas e faça uma leve báscula de quadril. Respire lenta e profundamente. Exale todo o ar dos pulmões através das narinas.
2
2) Inspire, eleve os braços pelas laterais do corpo, acima da cabeça.
3 e 4
3) Exale, desça os braços pelas laterais do corpo flexionando o tronco a frente até as mãos alcançarem o chão do lado externo dos pés (imagem da direita).
4) Inspire, olhando à frente (imagem superior à esquerda).
5
5) Exale, flexionando os joelhos e com um salto para trás, apoie os artelhos no chão. Corpo estendido com os cotovelos flexionados junto ao corpo.
6
6) Inspire, empurre o chão com as mãos e eleve o tronco contraindo os glúteos. Abra o peito e olhe à frente. A força está nas mãos que empurram o chão.
7
7) Exale, projete o quadril na direção do céu. Carpo e metacarpo repousam no solo mantendo os quirodáctilos (dedos) alongados. Dedo médio mira à frente. Calcanhares são projetados na direção do solo alongando musculatura posterior das pernas. Queixo na direção do esterno (cartilagem localizada entre as costelas).
8, 9 e 10

8) Inspire, flexione os joelhos salte com os pés entre as mãos.
9) Olhe à frente.
10) Exale, retorne a cabeça na direção dos joelhos.
11

11) Inspire, eleve o tronco ereto com os braços subindo pelas laterais. Olhe para as mãos
acima da cabeça.
12
12) Exale, descendo as mãos unidas em frente ao peito. Volte a postura inicial.
Observação importante...
Esta série de posturas não substitui a orientação de um professor.
Boas Práticas!!! Namastê






Nenhum comentário:
Postar um comentário