Melhora da Atenção Concentrada e Diminuição da Ansiedade Pré-competitiva.
Atleta e educadora física, Camila Macedo tem se dedicado totalmente a escalada e conquistado títulos importantes na América Latina e Europa. Com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, a escaladora pratica Yoga como complemento na rotina dos treinos.
Camila Macedo
Foco na sensação e respiração
A atenção concentrada pode ser trabalhada pedindo que o praticante foque sua atenção nas instruções para a execução do encadeamento dos Asanas. Dessa forma ele terá que memorizar a sequência de posturas, acompanhadas das respectivas respirações. Após as instruções, o professor irá auxilia-lo na execução das posturas, observando e fazendo os ajustes necessários.
Lembre-se: Você deve auxiliar o praticante com a maior riqueza de detalhes à cerca da execução dos movimentos e respirações. Caso seja iniciante, a atenção é redobrada.
Lembre-se: Você deve auxiliar o praticante com a maior riqueza de detalhes à cerca da execução dos movimentos e respirações. Caso seja iniciante, a atenção é redobrada.
Respiração livre
Iniciantes devem permitir o livre fluxo da respiração. Com o passar do tempo ele irá assimilar naturalmente o encadeamento correto dos movimentos com o processo respiratório. A respiração é fundamental pois atua no sistema nervoso simpático e parassimpático, é o principal mecanismo de controlo do pH no sangue.
A ansiedade e os estados ansiosos promovem liberação de adrenalina que, frequentemente levam também à hiper ventilação, algumas vezes de tal intensidade que o indivíduo torna seus líquidos orgânicos básicos, eliminando grande quantidade de dióxido de carbono, precipitando, assim, contrações dos músculos de todo o corpo.
(Neves, Ferreira & Costa, p. 11)
Prevenção de lesões
É importante desenvolver a sensibilidade e perceber o ritmo do aluno, impedindo assim que este se machuque durante as aulas, lembrando que o yoga é uma prática exigente que requer atenção, força, flexibilidade e equilíbrio. Portanto, todo cuidado é pouco, evitando no início, executar permanências que vão além da sua capacidade, principalmente se estiver em vistas de competição. A ansiedade e os estados ansiosos promovem liberação de adrenalina que, frequentemente levam também à hiper ventilação, algumas vezes de tal intensidade que o indivíduo torna seus líquidos orgânicos básicos, eliminando grande quantidade de dióxido de carbono, precipitando, assim, contrações dos músculos de todo o corpo.
(Neves, Ferreira & Costa, p. 11)
Prevenção de lesões
Bibliografia:
Artigo (Neves, Ferreira & Costa)
http://www.fis.uc.pt/data/20042005/apontamentos/apnt_1354_22.pdf
Mohan, A.G. & Mohan, Indra. A Terapia do Yoga: um guia para o uso terapêutico do Yoga e do Ayurveda para a saúde e aptidão física. São Paulo: Pensamento, 2006.
Long, Ray. Os músculos chaves do yoga: seu guia de anatomia funcional do yoga. São Paulo: Traço editora, 2010.

